COMO CORTAR GARRAFAS DE VIDRO.

COMO CORTAR GARRAFAS DE VIDRO.


COMO CORTAR GARRAFAS DE VIDRO, DO GARGALO AO FUNDO.

Muitas pessoas tem o interesse em reciclar garrafas de vidro pois  as garrafas podem virar copos tigelas, taças, luminárias, castiçais, pratos e muitas outras coisas.

O nosso desafio é cortar uma garrafa do gargalo ate o fundo, partir ela ao meio, escolhemos uma garrafa de Passaport Scott. Pois essa garrafa é retangular e cortando ela ao meio fica um prato bem legal para servir frios ou algum tipo de aperitivos como amendoins, azeitonas e outros.

Tivemos exito na nossa tarefa pois usamos as ferramentas certas e com um bom manejo. Com o auxilio de duas micro retificas uma Dremel 3000 e um mini micro retifica que comprei em uma loja de componentes eletrônicos, usamos  uma broca diamantada para fazer um risco de fora a fora na garrafa e um disco diamantado para fazer o corte, esse corte foi feito com a mini micro retifica e com disco de corte e com o auxilio de água, pois a água não deixa o vidro da garrafa esquentar e rachar ou quebrar e também preserva o disco.

O uso de luvas e óculos para esse trabalho é indispensável pois a garrafa pode quebrar e cortar a mão da pessoa que esta trabalhando, o óculos também é indispensável pois o disco de corte pode quebrar e saltar pedaços, a garrafa pode soltar pequenos fragmentos  e se forem parar dentro dos olhos podem causar ferimentos grafes.

Quando for trabalhar em sua garrafa escolha um local bem iluminado e silencioso para não perder a atenção e fazer curvas no corte.

1º marque com uma caneta de Marcar CD. bem no centro da garrafa ou a onde você pretende cortar.

2º com a micro retifica e a broca diamantada faça um risco na garrafa bem em cima do risco da caneta, esse risco deve ser bem preciso e tem que ficar uma micro valeta, pois é por ela que o disco de corte vai trabalhar o corte.

3º com a mini micro retifica você vai começar a cortar com o auxilio de água como pode ver no vídeo.

mine8

mini

mine10a

mine3

mine2

mine6

mine12

10 Comments

  1. Sou artesã e no momento estou trabalhando com garrafas de vidro.
    Temos mais ou menos 1.000 garrafas de diversos tipos e tamanhos.
    Nosso foco e decoração para bares e festas.
    Parabéns pela iniciativa,gostamos muito da maneira que você cortou a garrafa.
    O vidro é 100% aproveitado.

    1. Obrigado! Schirley eu queria fazer um corte diferente do velho e tradicional copo. A ideia de cortar ao meio foi um desafio, mas deu certo. Obrigado e boa sorte para vcs.

  2. Bom dia, poderia me dizer se somente com a microretifica dremel utilizando a broca diamantada e o disco diamantado na mesma micro retifica é possível fazer o mesmo trabalho.

  3. Olá Ari. Parabéns pelo vídeo!

    Você sabe dizer o modelo do disco de corte utilizado? Comprei o EZ545 diamantado, mas ele não especifica o corte em vidro.

    Abs!

  4. Parabéns! Não encontrei muitos posts sobre o corte na vertical da garrafa. Estou com a ideia de iniciar a reutilização de vidros.
    Estas ferramentas que o Sr utilizou poderia dizer o custo de investimento nelas?
    Para cortes “tipo copo”, na horizontal, utiliza-se estas mesmas ferramentas?
    Agradeço!

    1. Boa tarde! Luana, essas ferramentas tem um custo de R$ 350,00 mas vc pode iniciar apenas com a mini micro retifica que o custo é bem menor, em um comentário do vídeo no youtube eu colei um link onde vende e o valor da ferramenta. Para vc fazer copos o melhor corte é com resistência elétrica.

      Abraços, qualquer duvida é pedir.

  5. Seu trabalho com garrafa quadrada foi espetacular, gostaria de saber se agente tem que usar somente luva emborrachada para cortar a garrafa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *