COMO FAZER UMA BOBINA PARA DETECTOR DE METAIS

COMO FAZER UMA BOBINA PARA DETECTOR DE METAIS

Olá vamos fazer uma bobina para Detector de Metais para detectores do tipo PI.

Para a construção vamos precisar de 16 metros de fio de alumínio esmaltado, retirado de uma bobina desmagnetizadora de TV colorida nas fotos abaixo é de uma TV de 29″.

DSCN3546[1]p       DSCN3548[1]p

DSCN3551[1]p

Tem que retirar uma fita adesiva preta que envolve a bobina. Uma bobina dessas da para fazer varias bobinas de detector.

Também vai precisar de um tabuleiro feito de madeira nesse caso usei um de MDF também vai precisar de esses pinos de madeira usado para a montagem de moveis. É encontrado em lojas do gênero. Esse tabuleiro foi feito com 24 cm as furações. Mas pode ter outro  tamanho de acordo com o modelo do Detector de Metais que vai ser usada a bobina. Pode ser maior ou menor, observe as fotos;

DSCN3694[1]p          DSCN3695[1]p

 

DSCN3696[1]p           DSCN3699[1]p

 

DSCN3700[1]p

Observe que no centro do circulo tem dois pinos escolha um para começar a fazer a bobina, esse pedaço tem que ter no mínimo uns 10 cm pois vai ser aonde vai ser feito a ligação da bobina com a placa com o auxilio de um cabo. Comece a enrolar no  sentido anti- horário, vai enrolando com uma certa pressão e bem junto uma volta da outra. No final você vai terminar no outro pino que fica no centro do circulo. Depois pegue as presilhas ou lacres e amarre a bobina um lacre no meio de cada dois pinos de madeira, cuide para colocar os lacres de forma homogenia ou melhor todos no mesmo sentido, para não ficar feio a Bobina. Depois de colocar e apertar bem os lacres corte as pontas dos mesmos com o auxilio de um cortador de unhas.

Retire a bobina do tabuleiro e esta pronta para o uso é claro que você pode e deve revesti-la com fita isolante e colocar dentro de uma mangueira essa do tipo de gás de fogão de cozinha.

Não esqueça de lixar as pontas dos fios da bobina onde vai ser soldado o cabo que vai até a placa do Detector de Metais.

 

 

 

2 Comments

  1. Meu amigo! eu já assisti vários vídeos mas todos cometem o mesmo “erro” por que 16 espiras? e não 18, 20, 22. 24etc e qual a bitola do fio a ser usado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *